quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tablets para Professores



O Ministério da Educação iniciará a distribuição de tablets para professores do Ensino Médio , a partir do segundo semestre. Numa segunda etapa a intenção é que os contemplados sejam os professores de ensino fundamental. A promessa é a de  que junto, haverá cursos de formação presencial e on-line. 
Segundo o professor José Mauel Moran, no livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, da editora Papirus, a formação do educador para o uso das tecnologias acontece da seguinte forma:
A primeira etapa da aprendizagem diz respeito a usar as tecnologias disponíveis para melhorar as suas aulas, ou seja utilizar os recursos tecnológicos para:
-Melhor apresentar e expor os conteúdos da sua aula; 
-Indicar aos alunos quais recursos utilizar para auxiliar seu processo de pesquisa e realização de tarefas;
-Disponibilizar seus materiais teóricos de diferentes forma, utilizando os recursos da Web 2.0.

A segunda etapa é aquela na qual o professor utiliza as tecnologias para realizar mudanças parcias na sua ação pedagógica em sala de aula:
-Criar novos espaços e atividades que vão além da sala de aula, por exemplo, blog ou comunidade no facebook da disciplina, utilizar o twitter para enviar avisos aos alunos;
-Criar novas formas de avaliação, por exemplo realizar uma produção de vídeo utilizando cameras fotográficas ou o próprio celular dos alunos, etc.

A terceira etapa é aquela que se fará uso das tecnologias para mudanças inovadoras. Esta etapa não depende só do professor, exige também uma completa reestruturação do ensino nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, principalmente no que diz respeito a flexibilização do currículo dos cursos e a estruturação de espaços com recusros tecnológicos diversos.
O professor poderá utilizar ambientes virtuais de aprendizagem para apoiar o ensino presencial, assim como utilizar os diversos recursos disponiveis na web 2.0 que combinam publicação e interação on-line.
Desta forma os alunos podem expressar e tornar ideias visíveis, conferindo assim uma dimensão mais significativa aos seus trabalhos acadêmicos. Isso possibilita ao professor acompanhar em diversos momentos o processo de aprendizagem deste futuro professor. Para isto os professores devem saber o que é e como se estrutura um Blog, um videolog, uma wiki, um podcast, etc.
Na minha opinião, melhor tarde do que nunca, mas espero que, se for nessa sequência de aprendizagem, que haja de fato essa evolução e não se fique estacionado na fase um. Por que afina lde conta o que conta mesmo nessa história e a aprendizagem do aluno.

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