quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Caminho da Plenitude Humana e os Pilares da Educação

Aprender sempre, cuidar do auto-desenvolvimento: AUTO-DESENVOLVIMENTO é a concentração de esforços por iniciativa própria na busca do crescimento pessoal e profissional. Quando falamos em auto-desenvolvimento, estamos entendendo que o indivíduo assume a responsabilidade por este processo evolutivo, através da busca pessoal de recursos e condições, que lhe permitam reconhecer que hoje está “melhor” (em qualquer e todos os aspectos) que ontem, e ter a certeza de que, amanhã, estará melhor que hoje, a caminho da Plenitude Humana, conforme figura abaixo:


Aprendendo a ser. Figura adaptada do livro Cuide bem do seu jardim (Costa, 2007).

Um líder deve conhecer os Quatro Pilares da Educação as aprendizagens que constituem o eixo estruturador de uma proposta de educação para o Século XXI acrescido de mais um pilar, são eles:
  • Aprender a Ser – seguindo a escada de auto-desenvolvimento proposta por COSTA (2007) para formar indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de forma consciente e proativa na sociedade;
  • Aprender a Conviver - um dos maiores desafios, pois atua no campo das atitudes e valores. Cai neste campo o combate ao conflito, ao preconceito, às rivalidades milenares ou diárias em busca dos melhores resultados;
  • Aprender a Fazer - Indissociável do aprender a conhecer, que lhe confere as bases teóricas, o aprender a fazer refere-se essencialmente à formação técnico-profissional do líder. Consiste essencialmente em aplicar, na prática, os seus conhecimentos teóricos.
  • Aprender a conhecer - aquisição dos “instrumentos do conhecimento”. Debruça-se sobre o raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, ou seja, sobre os processos cognitivos por excelência. Contudo, deve existir a preocupação de despertar na equipe, não só estes processos em si, como o desejo de os desenvolver, a vontade de aprender, de querer saber mais e melhor. O ideal será sempre que a liderança seja encarada, não apenas como um meio para um fim, mas também como um fim por si.
  • Aprender a aprender sempre – demanda uma série de novas competências entre elas o saber ouvir, dialogar, observar, ler, saber silenciar e aprender fazendo. O líder que aprende a aprender é capaz de se auto-desenvolver, aperfeiçoando suas habilidades por meio de relações conscientes e em sintonia com a tecnologia e com as pessoas.

Parte da materia foi retirada do blog: http://www.claudiafarnesi.com.br/wp/?tag=pilares-da-educacao da CLÁUDIA FARNESIS

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