quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DICAS LEGAIS PARA TRABALHAR COM O DICIONÁRIO


DICIONÁRIO: SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  1. ORDEM ALFABÉTICA: Utilize o dicionário para trabalhar a ordem alfabética . O dicionário é um excelente recurso para este aprendizado.
  2. PALAVRAS DESCONHECIDAS: Em clima descontraído, peça aos alunos que digam uma palavra que tenham dúvidas quanto ao seu significado. Liste-as e as explore em momento oportuno.
  3. DITADO NO DICIONÁRIO I: Escolha previamente algumas palavras, principalmente as que tenham articulação com algum tema em questão e que será debatido em sala. Tire de uma caixa, de um envelope ou de um saco as palavras no momento do ditado. Peça-os que as procure no dicionário. Não esqueça de discuti-las uma a uma.
  4. DITADO NO DICIONÁRIO II: Este ditado segue os passos do anterior, com a diferença de que nesta atividade formam-se duplas e cada aluno escolherá trê ou mais palavras para o colega encontrar. marca-se o tempo para encontrá-las.
  5. SÍLABAS COMPLEXAS: Para reforçar o trabalho com estas sílabas., faça leitura das novas palavras no dicionário, enfatizando: som inicial, final, nº de letras, nº de sílabas, separação silábica e contextos.
  6. SINÔNIMOS: Sugira que seus alunos descubram o sinônimo das palavras listadas por você.
  7. DICIONÁRIO REGIONAL: Crie um mini dicionário com expressões regionais. Será muito divertido. Por exemplo, aqui no estado do Pará, dependendo do lugar, ouvimos constantemente as expressões:
"gito" quer dizer criança
"gitito" quer dizer muito pequeno
"bago" comprimido ou sementes (arroz, feijão, milho)
"sumano" pessoa muito próxima
"zinho" referência à alguem
"pai dégua" algo muito bom


Nenhum comentário:

Postar um comentário